Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > AUDIN inicia aplicação de questionário de riscos aos gestores da UFABC

AUDIN inicia aplicação de questionário de riscos aos gestores da UFABC

Publicado: Quarta, 01 Outubro 2014 14:00
imagem sem descrição.

A Auditoria Interna realiza todos os anos a elaboração de seu Plano de Atividades (PAINT) para o exercício seguinte. E é por meio de técnicas para avaliação de riscos que ela chega às ações que deverão ser realizadas em seus próximos trabalhos.

A essa metodologia dá-se o nome de Auditoria Baseada em Riscos – ABR.

A AUDIN-UFABC é uma das pioneiras entre as IFES a aplicar essa metodologia que, segundo os Órgãos de Controle, é a forma mais eficaz e transparente de se estabelecer diretrizes e foco às ações de auditoria.

O processo da ABR inicia-se com um projeto elaborado pela equipe da AUDIN, estabelecendo um questionário sobre controles internos administrativos intrínsecos a cada uma das principais atividades exercidas e, na visão dos gestores, como estão sendo aplicados.

Nesse ano, a AUDIN abordará não apenas os gestores táticos, mas também, os estratégicos e operacionais, atingindo os três níveis dos processos da Universidade. Dessa forma, por meio de amostragem, são selecionadas três pessoas de cada área, nos três níveis mencionados, que deverão responder ao questionário de riscos, aplicado pela Auditoria Interna em datas, horários e locais diferentes, possibilitando a participação de todos.

Esse Projeto de ABR resulta em uma Matriz de Riscos da UFABC, na qual é fica demonstrada a hierarquização dos riscos naquele momento na Universidade, o que norteia as ações da AUDIN, concentrando esforços para avaliar a assessorar a gestão a mitigar os principais riscos enfrentados pela organização.

Registrado em: Notícias